NOTÍCIAS
Data de Publicação: 14-03-2022

Política requer engenharia e cálculos matemáticos - Definições e Indecisões

A janela partidária encerra dia 1/04 e até lá os parlamentares, tem a oportunidade, de migrarem para outros partidos políticos. Na Bahia essa dança continua, até lá muitas articulações, avaliações, bastante matemática, para ver se dá para chegar na reta final. De um lado governo e oposição, buscam alinhamento, mas, está difícil agradar aos mesmos.

A base governista, tinha certo como pré-candidato, o senador Jaques Wagner (PT), com a desistência de concorrer a vaga de governador, a base ficou atônita, sem saber para onde ir. Se falaram no nome do senador Otto Alencar (PSD), Alencar bateu na tecla dizendo, que não tem interesse, em disputar esse cargo, sua preferência é continuar no Senado Federal. O atual governador Rui Costa (PT), por sua vez se dizia que ia disputar a vaga do Senado, resultado virou um imbróglio. Para desfazer tudo isso, Wagner em entrevista à imprensa da capital, afirmou que Rui Costa ia cumprir seu mandato até o final, e essa notícia causou mais um imbróglio, o que fazer com João Leão (PP), vice-governador?

Insatisfeito, com a notícia, por ter sido cientificado, através de uma entrevista, na rádio Metrópole, Leão não deixou por menos, saiu para o contra-ataque, reunindo seu grupo político para tomar um novo rumo. No entender dos "pepistas", faltou elegância de um grupo que há 16 anos caminhavam juntos, em comunicar a decisão através da imprensa.

Leão se reuniu em Brasília, com os caciques do PP e também em Salvador, com seu grupo, para definirem qual o caminho a tomar. O que lhe contenta agora é uma vaga, para concorrer ao Senado da República, e essa vaga ele deve encontrar na chapa da oposição liderada pelo ex-prefeito ACM Neto. Até a semana passada, três nomes estavam no páreo, os deputados Marcelo Nilo (sem partido), Felix Mendonça (PDT) e o prefeito de Mata de São João - João Gualberto (PSDB).

E agora? Se três nomes para Neto estavam dando dor de cabeça para montar a chapa, com essa reviravolta ficou mais difícil. Com uma sinalização de abrigar o PP (Leão), na chapa majoritária para o Senado, agora disputam além dos três nomes tem o quarto nome do ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo, vai ser feito nova engenharia e matemática política.

Inconformado

Leão inconformado resolveu entregar os cargos, que mantinha no governo e não muito distante ele também se desincompatibiliza, para entrar firme na campanha eleitoral. Pergunta-se, quem ocupará esses cargos vagos deixados pelo PP? Serão preenchidos por partidos da base de oposição (Neto).

Resta agora Neto (UB), resolver quem será seu companheiro de chapa, como vice-governador.

Governo

O Partido dos Trabalhadores (PT), anunciou seu pré-candidato a governo, o professor Jerônimo Rodrigues atual secretário Estadual de Educação, um nome desconhecido no contexto político, é claro que o governador Rui Costa, fará o possível para torná-lo em evidência, como aconteceu recentemente, ele já  aparecendo, em inaugurações de obras do governo, esse é um sinal que está consagrado o seu nome (Jerônimo), para concorrer o cargo de governador, nas eleições próximas.

Diante desse imbróglio político, causado pelo governo nesses últimos trinta dias, a bancada de deputados governistas ficou à deriva, uns apoiavam a candidatura de Wagner, outros apoiavam Rui e Otto para o Senado, agora ficaram sem saber a quem seguir.

Enquanto isso Neto (UB), vem alinhando seu projeto político, agregando novos valores, bem avaliado nas pesquisas, mas isso não quer dizer "já ganhou", tem muito o que ocorrer, até se fechar a chapa, tem os 'satisfeitos e os insatisfeitos', antes e depois da composição.

Avaliação

Dentro das avaliações, para se chegar a fechar a chapa majoritária, se leva em conta uma série de dados matemáticos, o partido, tempo de televisão, números de parlamentares federal e estadual, prefeitos, e fundo partidário.

A fumaça branca, não vai demorar de aparecer nos céus da Bahia, com a composição completa da chapa de oposição. O governo já tem definido, professor Jerônimo Rodrigues, para governador, Otto Alencar (PSD), senador e em breve será anunciado o nome do vice-governador.

Uma semana de muita pressão, reunião e acordos políticos, até chegar o denominador comum. A política requer uma grande engenharia e cálculos matemáticos. (Itamar Ribeiro-SN)

Foto: Divulgação 

COMPARTILHE:
COLUNISTAS
PUBLICIDADE

Publicidade
Publicidade
Publicidade
TV ALBA
TV CÂMARA
LINKS
© 2006 - 2013 itamarribeiro - A Noticia Perto de Você – Itamar Ribeiro -Todos os direitos reservados
Editor: Itamar Ribeiro - (71) 9974-0449